segunda-feira, 27 de abril de 2009

Visita ao Museu Inimá de Paula


MUSEU INIMÁ DE PAULA

A mostra de arte cibernética no museu Inimá de Paula é bastante interessante. Evidencia-se o contraste entre a arte “tradicional” de Inimá e os objetos expostos nessa mostra.

A tecnologia explorada nas obras de arte é associada à interatividade já que a maioria delas pode ser manipulada pelo observador. Isso torna a visita ao museu algo envolvente, pois ao interferir no objeto tem-se uma sensação de maior contato com a arte. Assim cada pessoa pode criar sua própria experiência pelo museu.

Cada elemento exposto explora a percepção do visitante uma forma distinta. A escada digital "brinca" com a noção de espaço já que quando se move sobre aquele anteparo escutam-se os sons próprios de um movimento em uma escada, logo se tem a ilusão de estar em outro ambiente distinto do museu.

Outro objeto que chama atenção é a máquina de escrever já que as letras ganham vida. Essa máquina dá margem a muitas questões como, por exemplo, o poder que se tem ao manipular as palavras e o que estas podem gerar a quem as escreve. Os bichos que “nascem” das letras também se alimentam delas, mostrando talvez a dependência que o homem tem perante as palavras.

As demais obras também criam outras sensações, mas de uma forma geral pode-se concluir que a influência da tecnologia na arte torna-a mais rica e ajuda a melhorar o contato entre o visitante e os objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário