segunda-feira, 6 de julho de 2009

Intervenção

Essência

Intervir em um ambiente implica em acrescentar-lhe bem mais que objetos e materiais. A partir do momento que há alguma modificação física, as características sensoriais também se transfiguram. Tanto de quem intervém como de quem usufrui do espaço.

Na Intervenção Paralelo os barbantes servem de ligação entre a arte e o intelecto. As caixas com os desenhos do grupo se movem por intermédio das cordas e da manipulação das pessoas. A lógica existente é a de movimentos verticais ascendentes e descendentes combinados com a diversa e inesperada vontade do expectador/manipulador (e também manipulado!).

A relação fluente com o público se intensifica com o uso do programa Processing. Ao criar uma nova mídia distinta do plano físico, surge a possibilidade da imersão pessoal.
Os indivíduos se vêem projetados na parede; entretanto essa mesma projeção sofre interferência dos barbantes e das caixas, elementos físicos do ambiente. Isso cria o paradigma entre o objeto real, presente no espaço e a alegoria da matéria, representada pelas projeções vistas nas caixas, nos barbantes e na parede, sendo essa influenciada pelas demais e, portanto, a mais complexa.

A intervenção revela algo pouco óbvio: o elo entre o conceito e a percepção. A partir dele é que se percebe que a informação é absorvida de acordo com a permeabilidade imaginativa de cada um.

Execução

A intervenção Paralelo é realizada em uma das escadas da Escola de Arquitetura da UFMG por Belisa Murta, Felipe Carnevalli de Brot, Fernanda Gomes, Lara Secchin, Marcela Figueiredo, Mateus Lira, Vítor Lagoeiro e eu, Yaçana Lima, todos alunos do primeiro período de 2009. Os quatro andares são “ocupados” com os milhares de metros de barbantes cortados do tamanho da altura em relação ao chão dos corrimãos onde estão amarrados. As laterais do vão da escada são preenchidas por esses barbantes que descem paralelamente e se prendem a ripas de madeira livres de contato com o chão.

O sistema de roldanas funciona a partir de três cordas divididas em sete partes iguais através de marcações. Cada corda possui seis marcações e duas roldanas. Na primeira corda as roldanas ocupam as marcações 1 e 3, na segunda 2 e 5 e na terceira 3 e 6. As caixas são feitas de papel paraná e de desenhos impressos em papel vegetal, com o acabamento em tinta branca. A medida das oito caixas é de 20cmx20cmx20cm em média.

As caixas são presas às cordas internamente através de um furo no centro das faces superior e inferior e de nós nas cordas. Dentro delas há um pequeno circuito a pilha que alimenta a lâmpada de 3V e ilumina a caixa.

Pelo lado externo da edificação está preso o TNT seguido da lona, com a finalidade de diminuir a intensidade da luz e de gerar uma nova ambiência ao espaço.
O projetor é instalado em um dos patamares da escada e projeta a imagem do Processing na parede, sofrendo interferência dos barbantes e das caixas, pois a projeção passa por eles.

O microfone é instalado em um dos degraus e capta som que é transmitido para uma outra intervenção. A comunicação com o outro grupo se faz dessa maneira: envia-se som e recebe-se vídeo, que é transmitido no Processing e visualizado na Intervenção.

Materiais:cola branca
lona preta 4X15m
pesos para estabilizar as ripas
TNT 3 partes de 1,5x15m cada
impressões dos desenhos em papel vegetal
pares de pilhas de acordo com o tempo de duração da intervenção
1 pincel
1 webcam
1 microfone
1 pote de tinta branca acrílica para MDF
2 laptops
2 projetores
2,5 folhas A1 de papel Paraná
4 ripas de madeira
8 roldanas
80m corda de varal
8 suportes para as pilhas
8 bocais para as lâmpadas
8 lâmpadas 3V para lanternas
7080m de barbante

Crescimento

Desenvolver idéias quando há muita liberdade parece tentador, entretanto não foi o que aconteceu. O processo foi muito rico e de grande aprendizado. As idéias surgiam a todo o momento, mas nem sempre eram conexas. Isso nos fez recomeçar do zero muitas vezes. Tentativas frustradas no fizeram ver qual era a estratégia mais adequada para obtermos um resultado satisfatório. Foi com o erro que aprendemos a recomeçar. E agora sabemos que a liberdade de criar é infinita, contudo é preciso decidir inicialmente qual será o parâmetro guia durante o desenvolvimento do processo.


detalhe dos barbantes


vista superior do vão da escada

caixas iluminadas
projeções do Processing


caixas penduradas no vão da escada.

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